quinta-feira, maio 31, 2007

O PODER TERAPÊUTICO DO ABRAÇO


O PODER TERAPÊUTICO DO ABRAÇO

O que dizem os técnicos:
“Se considerarmos o abraço como uma forma universal de obtenção de contacto profundo, físico e afectivo, poderemos usá-lo como um dos possíveis instrumentos de terapia. O gesto de abrir os braços é sinal universal de paz e fraternidade; ligado à sensação de ficar em contacto mais íntimo com o próximo e de estar em disponibilidade para acolhê-lo. O primeiro movimento da criança que chora é dirigir-se à mãe e levantar os braços para ser pegada ao colo e, no abraço, têm fim tanto o seu protesto como o seu desespero pela ausência ou afastamento dela. Podemos lembrar-nos também de que, abrindo os braços, sentimos uma sensação de liberação, um endireitar da coluna vertebral, a possibilidade de que a cabeça e os olhos se mantenham sustentados e sem tensões, certa expansão da respiração no ventre e no tórax. Se tudo isso vem ainda acompanhado de um contacto caloroso, muscular e epidermicamente gratificante, podemos entender porque é que esse gesto é fonte de felicidade e consegue fazer brilhar os olhos”.

Jerome Liss e Meurizio Stupiggia, in: "A Terapia Biossistêmica"
“A terapia do abraço não é apenas para os solitários ou para pessoas emocionalmente machucadas. A Terapia do Abraço pode tornar mais saudável quem já é saudável, mais feliz quem já é feliz e fazer com que a pessoa mais segura dentro de nós se sinta ainda mais segura. Abraços são bons para toda a gente. Qualquer um pode ser um Terapeuta do Abraço.
Kathleen Keating in “Terapia do Abraço”
Nunca tinha pensado num abraço como terapia... nunca até ter um amigo meu que os “distribui” como presentes e tão naturalmente que consegue preencher completamente o coração de quem os recebe (o meu também claro!) É bom, não se paga, preenche-nos o coração e a alma, faz-nos subir o ego. E atenção amigos bloguistas garanto-vos que resulta!!!!! De que estais à espera para dar e receber o vosso abraço do dia?
Abraços (muitos) para vocês da:
Maria Lua in http://estoriasdelua.blogs.sapo.pt/arquivo/2005_07.html

2 comentários:

Fernando Barão disse...

pediste, já está!
aqui vai o meu abraço.
http://fernandolasypedrolas.blogspot.com/

Mairim disse...

para que fique registado esta aqui um grande abraço
lol
bj